terça-feira, março 22, 2011

Trainspotting




















Hoje vi este filme. Fiz uma pequena viagem ao passado...Não que eu tenha tido problemas com a droga, o que felizmente não aconteceu. Por um lado fiz uma viagem à boa musica dos anos 90 e a algumas boas lembranças de adolescente, por outro fiz uma viagem pelo mundo da droga e toda a sua podridão...

Parece mal eu dizer isto assim desta maneira, eu sei...mas tenho uma opinião muito pessoal e crítica quanto ao assunto da Droga. Sim, também já fumei “ganzas” e dei “bongadas” e apanhei grandes “mocas” quando era adolescente e até senti alguma loucura e prazer em experimentar todas essas coisas. Tudo bem, foram tempos que passaram e felizmente não fui muito longe, talvez porque tive alguém que olhou por mim e me deu bons conselhos ou quem sabe fui apenas eu que os segui e pensei no que estava fazendo ou talvez até foi apenas uma fase que tinha que existir e passou… Enfim, houve outros que já não conseguiram parar. Que hoje já nem casa nem família têm e outros que até já morreram. Sim, eu também perdi amigos e conhecidos… A droga levou-os.

O «Trainspotting» é um excelente filme apesar de ser de 1996. Ele retrata bem as causas da droga na vida do ser humano e até tem um final bom e didáctico. È bom para aquele tipo de pessoas que pensam que tudo neste planeta deveria ser legalizado e que “a-droga-só-faz-mal-a quem-se-mete-nela” e que se muita coisa fosse banalizada, as pessoas ainda assim conseguiriam ser sempre responsáveis e só pisavam os maus caminhos se assim quisessem, se escolhessem… como se todos nós fossemos responsáveis e conseguisse-mos suportar tudo sem bater no fundo do poço. È um filme muito bom para esse tipo de pessoas…

Para uns é fácil falar e dizer que as drogas pesadas é que fazem mal e que as leves não matam. Tudo bem, concordo até um certo ponto. Mas a verdade é que o mundo da droga começa sempre de uma maneira muito lenta e divertida, envolvida em prazer e boas circunstâncias até ao ponto em que num abrir e fechar de olhos passa a ser um mundo de dor, suor, sangue coagulado, agulhas infectadas, moscas, lixo, putrefacção, gangrena e muitas vezes morte.

È algo que mudou o mundo certamente, mas por outro lado também o destruiu e continua a destruir… Todos os dias existem casos de pessoas que acabam perdendo a vida ou desgraçando a dos seus familiares e amigos graças á droga. Ficam paradas no tempo, agarradas, e acabam por perder tudo.

Sei que tenho aqui um assunto que dá para ficar horas e horas a escrever e debater mas apenas expresso um pouco da minha opinião e da próxima vez que fumarem um charro e curtirem a moca, depois na rua não olhem com desdém e repulsa para o carôcho* que passou no outro lado da rua…pois ele provavelmente já esteve na vossa posição e se pudesse, certamente que trocaria convosco… pensem nisso. ;)



*Toxicodependente

Nenhum comentário: